Debate intenso na segunda reunião
Os líderes comunitários das 29 localidades que participarão dos Jogos Comunitários de Brusque em 2013 se reuniram na noite desta terça-feira (26), no auditório da Fundação Municipal de Esportes. Muitas questões e ideias para a 20ª edição do evento foram debatidas e colocadas em votação pelos presentes.
Entre as principais novidades para 2013 aprovadas na reunião está a mudança de idade para as categorias que envolvem veteranos. A partir de agora, essas situações terão atletas acima dos 40 anos e não acima dos 35 apenas, como era anteriormente. A abertura e encerramento também mudarão, finalizando com o desfile que valia pontos até 2012. Com isso, evita-se que comunidades buscquem pessoas sem envolvimento com o bairro na plateia para desfilar.
Algumas ideias mais radicais, como alterar a periodicidade dos jogos para a cada dois anos, ou até mesmo parar a competição por um tempo, foram colocadas em discussão por líderes comunitários. Ideia rechaçada pela maioria.
Porém, o maior debate da reunião ficou por conta dos limites de comunidades, assunto existente desde a primeira edição. A intenção da Fundação Municipal de Esportes é atualizar os limites, principalmente com a quantidade de loteamentos que têm surgido, principalmente nas fronteiras entre os bairros. A questão deverá ser resolvida pelos líderes comunitários e entregue à fundação até o dia 5 de abril.
Uma novidade que pode surgir para 2014 é a criação da segunda divisão dos Jogos Comunitários. As disputas seguiriam da mesma forma, entre todas as 29 comunidades, mas existiria uma divisão entre as maiores e menores. De maneira que ainda será estudada, com o intuito de premiar todas as comunidades, criando o acesso e descenso de uma ou duas comunidades para a 1ª ou 2ª divisão. A ideia será discutida após o encerramento dos jogos.